homem de pedra

Dez sinais que algo não vai bem como seu corpo

homem de pedra

Nosso corpo é o templo mais sagrado que temos! Ele é o espelho do bem estar geral. Quando algo não está correto, ele começa a emitir sinais de alerta para que o problema seja revertido o mais rápido possível. Por isso mesmo, fique ligado nas pistas sobre o funcionamento de seus órgãos! Pensando nisso, separamos 10 sinais para você aprender a identificar e interpretar caso aconteça:

corpo

Infecções intestinais e diarreias

O intestino é um órgão extremamente envolvido com a imunidade. Alguns fatores como má alimentação, problemas emocionais e até uso de medicamentos podem causar desequilíbrio na flora intestinal. É importante investigar casos de diarreia crônica, pois ela pode ser sintoma de doenças mais graves como síndrome do cólon irritável e alguns tipos de câncer.

Unhas e cabelos fracos e quebradiços

As alterações nos cabelos e/ou nas unhas podem ocorrer por carência de nutrientes (proteínas e minerais) devido à alimentação inadequada ou também podem ser secundárias a quadros como problemas na tireoide e neoplasias (câncer).

Afta

A feridinha na boca que tanto incomoda pode ser um sinal de que a sua imunidade esteja baixa. Além disso, estresse, deficiência de ferro, ácido fólico e vitamina B12 também podem provocar a reação.

Urina com cor forte

Fique atento! Este sinal pode indicar desidratação. Não beber água suficiente durante o dia ainda pode causar uma infecção urinária! E a dor não é legal! A urina de uma pessoa saudável deve ter uma coloração amarelo clara e um odor característico, porém não forte.

Outro fator a se prestar atenção é a frequência com a qual se urina. Ir ao banheiro com uma frequência muito alta, mesmo bebendo uma quantidade normal de água (6 a 8 copos por dia) pode ser sinal de diabetes.

Cansaço que não passa

Todos nós sentimos cansaço, principalmente quando temos um dia muito atarefado! Porém, em alguns casos, este cansaço não passa e sua persistência exige atenção! Algumas doenças como depressão, anemia, hipotireoidismo, bulimia, insuficiência cardíaca, problemas pulmonares, diabetes e insuficiência renal podem provocar este sintoma.

Gengivas esbranquiçadas

Este sintoma pode ser sinal de deficiência de ferro no organismo, ou anemia! Apesar de o estoque de ferro ser determinante para a anemia, há vários nutrientes que contribuem para a ocorrência deste tipo de desordem, como a deficiência de folatos (originários do ácido fólico), proteínas, vitamina B12 e cobre.

Olhos amarelados

Olhos amarelados é um sinal conhecido como icterícia. Esta coloração amarela ocorre em razão do aumento de bilirrubina (substância formada quando ocorre a destruição células do sangue no baço) no sangue. Este sintoma diz muito sobre a saúde do fígado e também do pâncreas!

Inchaço no corpo

O inchaço (ou edema) acontece quando o corpo retém líquidos. Esta situação pode acontecer por diversos fatores, como falta de atividade física, TPM, alterações hormonais no período menstrual, utilização de alguns medicamentos e também pode ser o alerta principal para doenças mais graves como insuficiência cardíaca, diabetes, lesões renais e alergias.

Aumento de pelos no rosto

Este sintoma, quando ocorre em mulheres, é conhecido como hirsutismo. O aumento de pelos também pode acometer outras partes do corpo, como seios e abdômen. Tem como causa principal a síndrome de ovário policístico, na qual ocorre desequilíbrio hormonal e os hormônios masculinos se tornam elevados!

Insônia

Não conseguir dormir e, consequentemente, descansar é um sinal muito importante de que algo não vai bem com você! Esta desordem pode ter causas vindas de condições médicas e também de condições psicológicas. Ansiedade, depressão, estresse e uso de alguns tipos de medicamentos são algumas das causas mais comuns da insônia.

Todos estes sinais devem ser bem avaliados pois, muitas vezes, podem identificar previamente problemas mais graves! Consulte um médico, faça o diagnóstico completo e, caso precise de suplementação ou medicamentos, a Supleforma faz para você!

Deixe um Comentário