militar correia

Coreia do Norte fará desfile militar na véspera dos Jogos de Inverno

militar correia

Na próxima sexta-feira (8), pela primeira vez desde a separação entre as Coreias do Norte e do Sul, atletas de ambos os países vão desfilar sob uma única bandeira, na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Mas o que seria uma vitória da diplomacia e do esporte pode já começar abalada por outro evento grandioso. Neste caso, uma imensa parada militar que vai acontecer em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, nesta quinta.

Com a justificativa de comemorar os 70 anos da formação do exército norte-coreano, o evento será realizado a mando do líder Kim Jong-un. O desfile acontecia sempre em abril, mas o aniversário foi mudado de data por ordem do presidente.

O primeiro ministro da Coreia do Sul, Lee Nak-yon, classificou de “lamentável” a decisão dos vizinhos do norte de promover o desfile militar na véspera dos Jogos de Inverno, segundo o Daily Express, da Inglaterra.

Imagens de satélite feitas no início da semana mostram milhares de soldados e centenas de veículos em formação, no que pode ser um ensaio para a parada desta quinta. Observadores sul-coreanos estimam que pelo menos 13 mil militares participem da parada.

Um dos destaques das forças armadas norte-coreanas será mostrar os foguetes balísticos Hwasong-15, que foram testados pela primeira vez em novembro. A expectativa é que vários mísseis do tipo sejam exibidos durante o desfile.

Para muitos analistas, a decisão de Kim Jong-un de antecipar o desfile, após aceitar a entrada das delegações dos dois países sob uma só bandeira, mostrando a península coreana, parece ser apenas para demonstrar força em um momento em que as tensões locais pareciam estar diminuindo. E, quem sabe, tirar um pouco do brilho do evento dos adversários.

Fonte:R7

Resultado de imagem para desfile militar na coreia

Deixe um Comentário